Política de Qualidade

A InBioSide, IBS, é uma empresa jovem, moderna e com sentido empreendedor, que desempenha atividades no
âmbito da qualidade alimentar e ambiental. A IBS encontra-se dividida em departamentos distintos, através dos
quais fornece diversos serviços: Consultoria e formação profissional, serviços de desinfeções/desinfestações e
ainda serviços de análises (microbiológicas, físico-químicas e biologia molecular) no âmbito alimentar e
ambiental. O departamento laboratorial comporta ainda uma vertente de Investigação e Desenvolvimento
experimental em Biotecnologia.

Na execução das suas atividades a IBS atua segundo os seguintes objetivos da Qualidade definidos:

  •  Desenvolver todas as atividades com rigor e inovação;
  • Garantir a disponibilidade de todas as infraestruturas, recursos humanos e técnicos de forma a assegurar
    a qualidade de todos os serviços prestados;
  • Promover o contínuo desenvolvimento de competências dos colaboradores, dos diferentes departamentos;
  •  Preservar, monitorizar e modernizar as infraestruturas, quer administrativas, quer laboratoriais de forma
    de forma a promover a Qualidade dos serviços;
  • Garantir a fiabilidade, compreensão e eficácia dos processos desenvolvidos para cada serviço, como
    forma de assegurar os resultados conformes;
  • Garantir o aumento e contínua satisfação dos clientes, estabelecendo com ele uma relação de confiança
    mútua e de apoio nas suas necessidades;
  • Promover a contínua procura de soluções para novos problemas e necessidades dos clientes no âmbito
    das atividades da IBS;
  • Atuar sempre de acordo com a legislação, normas e regulamentos em vigor, relativos ao âmbito das suas
    atividades, preservação do meio ambiente e de segurança do pessoal e infraestruturas.

Para garantir que todos os objetivos e responsabilidades são cumpridos, a Gerência da IBS:

  • Assume um compromisso de responsabilização e liderança pela gestão da organização;
  • Manifesta o seu desempenho no Sistema de Gestão da Qualidade implementado e assegura que a
    qualidade dos serviços prestados pelos diferentes departamentos são adequados às necessidades e satisfação
    dos clientes, uma vez que estão definidas práticas profissionais e metodologias de ensaio adequadas às suas
    atividades;
  • Compromete-se a que o Sistema de Gestão da Qualidade implementado cumpra os requisitos das
    Normas NP EN ISO/IEC 17025 e 9001, bem como requisitos estatuários e regulamentares;
  • Nomeia como responsável pela Gestão da Qualidade a Engª Vânia Mota, que tem independência,
    competência e autoridade para emitir e aprovar documentos do Sistema da Qualidade, competindo-lhe
    empreender as medidas necessárias para que a política da Qualidade estabelecida seja compreendida e
    mantida a todos os níveis da organização;
  • Compromete-se a comunicar e assegurar que todos os colaboradores têm conhecimento das políticas
    aplicadas e que estão envolvidos e empenhados na melhoria contínua dos serviços e da organização, no sentido
    de assegurar um elevado nível de Qualidade e transmitir o máximo de segurança dos resultados;
  • Exige que todo o pessoal relacionado com as atividades da IBS estejam conscientes das suas
    responsabilidades e funções, bem como familiarizados com a documentação da qualidade e aplique as políticas,
    processos e procedimentos definidos;
  • Garante a confidencialidade e preservação dos dados/resultados de clientes em sua posse;
  • Assegura a imparcialidade entre os diferentes departamentos da empresa bem como, a dos seus
    colaboradores, garantindo assim o funcionamento consistente dos seus serviços;
  • Além disso todos devem estar conscientes das responsabilidades e funções que desempenham, vem como
    da importância de zelar pela segurança das pessoas, infraestruturas e meio ambiente.

 

A Gerência da InBioSide,
– Eng.ª Vânia Mota –