Fichas Técnicas de Produtos Alimentares

As fichas técnicas de produtos alimentares são documentos importantes para o sistema de segurança alimentar, visto que permitem dar a informação necessária ao operador/consumidor sobre o produto.

A elaboração de fichas técnicas relacionadas com alimentos para além de ser legalmente obrigatória, permite ao operador e ao consumidor obter um conhecimento aprofundado do produto e assim certificar que o produto alimentar é seguro.

Hoje em dia existe uma elevada preocupação por parte do consumidor em obter uma informação mais aprofundada dos alimentos que está a consumir. Por este motivo a elaboração das fichas técnicas dos produtos alimentares é uma boa ferramenta para quem disponibiliza ao consumidor o seu produto, para além de se certificar que é um produto seguro para ser consumido, disponibiliza informações importantes como por exemplo o tipo de alergénios que pode conter, características nutricionais, modo de armazenar e de conservar, entre outras informações.

Para auxiliar os operadores nesta tarefa a InBioSide procura ir ao encontro das necessidades que o mercado exige. Por este motivo dispõe de consultores com experiência e formação adequada para a elaboração das fichas técnicas, permitindo assim minimizar o seu trabalho e cumprir com a legislação exigida.

Dentro da vasta gama de serviços de consultoria, destacamos o serviço de elaboração de fichas técnicas, nomeadamente:

  • Fichas técnicas do produto alimentar- têm como função descrever o produto, as suas características, modo de armazenamento e como deve ser armazenado e utilizado, entre outas informações.
  • Fichas técnicas de restaurante/refeição– descreve a elaboração de cada refeição e permite ao estabelecimento realizar uma gestão adequada do procedimento e controlo de custos.