A InBioSide, IBS, é uma empresa jovem, moderna e com sentido empreendedor, que desempenha atividades no
âmbito da qualidade alimentar e ambiental. A IBS encontra-se dividida em departamentos distintos, através dos
quais fornece diversos serviços: Consultoria e formação profissional, serviços de desinfeções/desinfestações e
ainda serviços de análises (microbiológicas, físico-químicas e biologia molecular) no âmbito alimentar e
ambiental. O departamento laboratorial comporta ainda uma vertente de Investigação e Desenvolvimento
experimental em Biotecnologia.
Na execução das suas atividades a IBS atua segundo os seguintes objetivos da Qualidade definidos:
- Desenvolver todas as atividades com rigor e inovação;
- Garantir a disponibilidade de todas as infraestruturas, recursos humanos e técnicos de forma a assegurar
a qualidade de todos os serviços prestados; - Promover o contínuo desenvolvimento de competências dos colaboradores, dos diferentes departamentos;
- Preservar, monitorizar e modernizar as infraestruturas, quer administrativas, quer laboratoriais de forma
de forma a promover a Qualidade dos serviços; - Garantir a fiabilidade, compreensão e eficácia dos processos desenvolvidos para cada serviço, como
forma de assegurar os resultados conformes; - Garantir o aumento e contínua satisfação dos clientes, estabelecendo com ele uma relação de confiança
mútua e de apoio nas suas necessidades; - Promover a contínua procura de soluções para novos problemas e necessidades dos clientes no âmbito
das atividades da IBS; - Atuar sempre de acordo com a legislação, normas e regulamentos em vigor, relativos ao âmbito das suas
atividades, preservação do meio ambiente e de segurança do pessoal e infraestruturas.
Para garantir que todos os objetivos e responsabilidades são cumpridos, a Gerência da IBS:
- Assume um compromisso de responsabilização e liderança pela gestão da organização;
- Manifesta o seu desempenho no Sistema de Gestão da Qualidade implementado e assegura que a
qualidade dos serviços prestados pelos diferentes departamentos são adequados às necessidades e satisfação
dos clientes, uma vez que estão definidas práticas profissionais e metodologias de ensaio adequadas às suas
atividades; - Compromete-se a que o Sistema de Gestão da Qualidade implementado cumpra os requisitos das
Normas NP EN ISO/IEC 17025 e 9001, bem como requisitos estatuários e regulamentares; - Nomeia como responsável pela Gestão da Qualidade a Engª Vânia Mota, que tem independência,
competência e autoridade para emitir e aprovar documentos do Sistema da Qualidade, competindo-lhe
empreender as medidas necessárias para que a política da Qualidade estabelecida seja compreendida e
mantida a todos os níveis da organização; - Compromete-se a comunicar e assegurar que todos os colaboradores têm conhecimento das políticas
aplicadas e que estão envolvidos e empenhados na melhoria contínua dos serviços e da organização, no sentido
de assegurar um elevado nível de Qualidade e transmitir o máximo de segurança dos resultados; - Exige que todo o pessoal relacionado com as atividades da IBS estejam conscientes das suas
responsabilidades e funções, bem como familiarizados com a documentação da qualidade e aplique as políticas,
processos e procedimentos definidos; - Garante a confidencialidade e preservação dos dados/resultados de clientes em sua posse;
- Assegura a imparcialidade entre os diferentes departamentos da empresa bem como, a dos seus
colaboradores, garantindo assim o funcionamento consistente dos seus serviços; - Além disso todos devem estar conscientes das responsabilidades e funções que desempenham, vem como
da importância de zelar pela segurança das pessoas, infraestruturas e meio ambiente.
A Gerência da InBioSide,
– Eng.ª Vânia Mota –