COVID-19 – Cuidados na Manipulação dos alimentos  em estabelecimentos com atendimento ao público (canal Horeca, talhos, peixarias, supermercados)

COVID-19

Cuidados na Manipulação dos alimentos  em estabelecimentos com atendimento ao público (canal Horeca, talhos, peixarias, supermercados)

Não há evidência que o novo coronavírus possa ser transmitido através do consumo alimentar, no entanto, é transmitido através do contacto com gotículas ou secreções de infetados, cujo veículo pode ser um alimento ou um utensílio.

Para as empresa do ramo alimentar conseguirem a eficaz prevenção desta contaminação não podem de forma alguma descurar o sistema HACCP. Se o tem implementado reforce, se ainda não o tem não adie de forma alguma!

Em tempo de “Guerra” como equiparado pela nossa ministra da saúde (Dra. Marta Temido) não nos chegam as medidas normais implementadas. Assim sendo, devem existir os seguintes cuidados adicionais na manipulação dos alimentos:

  1. Reforçar a lavagem cuidada e frequente das mãos, com sabão e água, durante pelo menos 20 segundos, especialmente depois de libertar expectoração, espirrar, tossir, ir à casa de banho, ou antes de começar a preparar os alimentos;
  2. Estar atentos ao estado de saúde de todos os manipuladores de alimentos, em caso de suspeita mesmo que pensemos ser uma constipação/gripe comum não arrisquem, fiquem em isolamento;
  3. Informe os seus colaboradores das suas responsabilidades e adquira os materiais/condições necessários para a gestão de casos suspeitos conforme o seguinte documento da DGS: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Hotelaria-.pdf ;
  4. Garantir que as práticas de higiene nos locais de preparação, confeção e consumo de alimentos estão garantidas, nomeadamente com um reforço das medidas habituais em especial ao nível da desinfeção no momento preparação, armazenamento, atendimento e distribuição:
    1. Todas as mesas, cadeiras ou balcões devem ser desinfetados quando terminar de servir e houver troca de clientes;
    2. Assegurar a limpeza das superfícies e objetos de utilização comum várias vezes ao dia (por exemplo interruptores de luz ou maçanetas das portas);
    3. Utilizar equipamentos de limpeza, de uso único, que devem ser eliminados ou descartados após utilização. Quando a utilização única não for possível, deve estar prevista a limpeza e desinfeção após a sua utilização (ex. baldes e cabos), assim como a possibilidade do seu uso exclusivo na situação em que existe um caso confirmado no estabelecimento.
    4. Relembrar que a Varredura é proibida e não devem ser utilizados equipamentos de ar comprimido na limpeza, pelo risco de recirculação de aerossóis.
  5. Reforçar a correta utilização de luvas nas fases finais de empratamento e preparação de embalagens em caso de serviços de takeaway;
  6. Proceder à renovação do ar das salas e espaços de atendimento fechados, idealmente 6 a 12 renovações/hora;
  7. Reforçar os processos de rastreabilidade de forma a dar a conhecer ao cliente quem lhe preparou a refeição e/ou a fez chegar até si com definição por exemplo de um sistema de etiquetas nas embalagens em caso de takeaway;
  8. Redução da capacidade do estabelecimento e afastamento das mesas de atendimento para 1/3 da capacidade do estabelecimento;
  9. Seja um Agente de Saúde Pública, afixe as normas gerais de comportamento social e faculte dispositivos para a correcta desinfeção das mãos e manutenção da segurança de todos os utilizadores do seu espaço:
    1. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Recomendac%CC%A7o%CC%83es-gerais-4.pdf
    2. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Folhetos-Hotelaria-Restaurac%CC%A7a%CC%83o-e-Similares.pdf

Estaremos disponíveis para o apoiar em todo este processo! Em caso de necessidade contacte-nos para o nosso email ( [email protected] ) ou telefone ( 252 377 537 )